womanchester-manchester-enjoy-intercambio

Manchester vira Womanchester para comemorar Dia da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira, 8 de abril, a Manchester, ao norte da Inglaterra, vai mudar de nome. Exclusivamente na data, você pode chama-la de Womanchester. A homenagem é um trocadilho em inglês que inclui a palavra mulher (woman) e se encaixa perfeitamente no nome da cidade.

A medida é parte de um festival que celebra a diversidade e também o histórico de Manchester como local de militância pelos direitos das mulheres. Por conta disso, vai haver uma série de palestras no The Radison Free Trade Hall, com foco em liderança e representação feminina contra o machismo.

Uma das fundadoras do chamado movimento britânico do sufragismo – que lutou pelo direito feminino de votar – é nascida em Manchester: Emmeline Pankhurst, que inclusive vai ganhar estátua na cidade. Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Século 20 pela revista americana Time, ela criou e capitaneou diversas associações e denunciou ferozmente o machismo na sociedade britânica.

womanchester

O direito ao voto foi conquistado por lei aprovada em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, quando as mulheres integrantes do movimento deixaram a rua e atuaram nos esforços de guerra. Emmeline Pankhurst, uma mulher de classe alta, foi presa diversas vezes, mas tornou-se símbolo mundial da luta pelos direitos das mulheres. Ela morreu em 1928, aos 69 anos.

Nomear Manchester como Womanchester por um ano é uma forma de homenagear seu legado e de tantas outras mulheres que participaram como ativistas.

Curiosamente, o prefixo “Man” não tem a ver com a palavra “homem” em inglês. Manchester era chamada de Macunium pelos romanos, que ocuparam o local por volta do ano de 79 dC. A etimologia da palavra tem duas origens aceitas: “Mamm”, que significa “seio” (em referência ao formato de morros na região) e “Mamma”, que significa “mãe” (referência a uma deusa relacionada ao rio Medlock).

Assim, 8 de março é dia de honrar e homenagear as mulheres e sua luta no mundo todo – mas principalmente na cidade de Womanchester.

Fonte: Manchester Evening News

Gostou do que viu? Solicite seu orçamento

Leave a Comment

Your email address will not be published. All fields are required.