• Menu
  • Menu

Turistas brasileiros poderão começar a pagar taxa para entrar na Europa

Atualmente, turistas brasileiros e inúmeros outros não europeus podem entrar na maioria dos países da Europa sem a necessidade de pagamento de taxas. Esse cenário, contudo, pode mudar com a implantação de um sistema que requer os dados pessoais de viajantes e o pagamento de um imposto cobrado de turistas não europeus.

De acordo com a Revista Exame, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem possibilitará o maior controle de quem entre e sai de cada país e, para cada viagem à Europa, o brasileiro precisará preencher um formulário e pagar uma taxa de sete euros. O cadastro dispensará a necessidade de um visto e o direito a permanecer nos países que fazem parte do Tratado de Schengen não se altera. O brasileiro pode permanecer em um desses destinos por até três meses, classificado como turista.

O principal objetivo do sistema é conceder mais segurança a esses países, já que a partir dele será possível identificar quem viaja por companhias aéreas da Europa com mais facilidade. O sistema é idêntico ao utilizado nos EUA e foi aprovado pela Comissão Europeia. A iniciativa ainda precisa ser aprovada pelo plenário do Parlamento Europeu e ainda não tem data para entrar em vigor.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.