money-2276442_1920

Mapa mostra a “etiqueta das gorjetas” em diferentes países

No Brasil, a maioria dos restaurante, bares ou prestadores de serviços não costuma cobrar gorjetas, já que o valor vem incluso na conta. Em alguns estabelecimentos, contudo, a gorjeta é sugerida e aceita de acordo com o bom senso do cliente e é esta a prática adotada pela a maior parte dos prestadores de serviços pelo mundo. Dependendo do país, a etiqueta da gorjeta pode mudar e é interessante estar preparado, conhecendo algumas dessas condutas, para não ser visto como “mão de vaca” na hora de pagar a conta. Para ajudar os intercambistas e viajantes foi criado o site Tip Advisor, com um mapa mostrando o quanto dar de gorjeta em serviços específicos de 49 países diferentes.

É possível descobrir, por exemplo, o quanto você pode dar de gorjeta em restaurantes, bares, hotéis e o quanto desembolsar quando você utiliza o serviço de táxi. Cada país tem uma taxa média, mas os valores também costumam variar de acordo com a qualidade do atendimento.

Além de apresentar um panorama curioso, o Tip Advisor também mostra como agradecer a pessoa que o atendeu com gírias locais e dicas de pronúncia. Na Irlanda e na Austrália, por exemplo, além do tradicional “thank you” é muito comum agradecer as pessoas utilizando a palavra “cheers”. Vale a pena conferir.

Leave a Comment

Your email address will not be published. All fields are required.