• Menu
  • Menu

Tudo o que você precisa saber para estudar e trabalhar em Malta

Muita gente ainda não a conhece e há quem nunca tenha ouvido falar. Mas a pequena Malta, ao sul da Itália, está se destacando como um dos destinos mais populares para intercambistas na Europa. Para estudantes, além de suas belezas naturais e cultura envolvente, Malta oferece atrativos que vão desde uma estrutura completa para estudos até oportunidades de trabalho. Se você acha que este pode ser o paraíso que você procura, confira tudo o que você precisa saber para estudar e trabalhar em Malta.

  1. Para estudar inglês, o intercambista deve comprar um curso de até 3 meses (90 dias) de duração. Os pacotes oferecidos costumam incluir todos os materiais necessários para as aulas, assim como algumas semanas reservadas em uma acomodação estudantil. Com o curso comprado, passagens agendadas e documentação em dia, você já estará pronto para o embarque.
  2. No aeroporto, os seguintes documentos costumam ser solicitados: 
    • passaporte; 
    • documentos fornecidos pela escola, como comprovação de que você irá estudar no país; 
    • seguro de saúde internacional (com cobertura de €30 mil); 
    • e passagem de volta para o Brasil. 

    Para o intercâmbio em Malta, os alunos não são exigidos por lei a apresentar uma quantia em dinheiro que comprove que ele pode se bancar financeiramente durante o intercâmbio. A Enjoy, contudo, recomenda que o intercambista tenha sim esse valor em mãos, caso seja necessário comprová-lo. No aeroporto mesmo, o oficial de imigração irá carimbar o seu passaporte pelo tempo de duração de seu curso e você poderá dar início à experiência com a qual tanto sonhou.

    Tudo o que você precisa saber para estudar e trabalhar em Malta - Photo by Micaela Parente

  3. Logo em sua primeira semana na escola, você irá receber um guia com orientações, números de contato, dicas de lugares para visitar, mapas e locais que podem ser úteis para estudantes. A partir daí, você entrará em sua rotina de estudos, podendo aproveitar o tempo livre para curtir as belezas da região.
  4. Se você tiver interesse em ficar mais de 3 meses no país, ponto muito importante para quem pensa em estudar e trabalhar em Malta, após 20 dias de sua chegada você poderá solicitar junto à imigração a extensão do seu visto por mais 3 meses. Para esse processo, os documentos solicitados são:
    • passaporte; 
    • documentos fornecidos pela escola; 
    • seguro de saúde internacional (com cobertura de €30 mil); 
    • comprovação de residência; 
    • e a comprovação de que você tem condições financeiras para se sustentar no país por mais 3 meses. 

    A extensão do visto leva de 3 a 4 semanas para ser aprovada e está diretamente relacionada ao seu comparecimento às aulas, já que o país exige o mínimo de 75% de frequência.

    Tudo o que você precisa saber para estudar e trabalhar em Malta Photo by Sarah Crutchfield

  5. Já para quem pensa em trabalhar em Malta, é preciso esclarecer que a permissão para trabalho só é liberada após os seus 3 primeiros meses em Malta. Neste caso, após aprovada a extensão do visto você poderá começar a procurar oportunidades de emprego. Nesta etapa, plataformas como a Jobsplus podem ajudar.
  6. Com uma proposta de contratação em mãos, então, você irá aplicar-se para uma permissão para trabalho. Esta etapa exige o pagamento de 100 a 250 euros, que irão cobrir os custos de exames solicitados pelas autoridades maltesas. Após a aprovação, você estará apto para trabalhar legalmente no país e aproveitar a vida na belíssima Malta.
    • É importante lembrar que, mesmo para quem estiver trabalhando, o comparecimentos às  aulas continua sendo obrigatório, com uma frequência mínima de 75%.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas de Malta, mais de 87 mil estudantes internacionais frequentaram escolas de idiomas no ano de 2017 e, durante o mesmo período, o número de brasileiros no país cresceu significativamente, de 2.621 estudantes (em 2016) para 4.519 no último ano. Consideradas as oportunidades oferecidas pelo país, Malta tem tudo para se tornar o destino de intercâmbio ideal para muita gente.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 comment