• Menu
  • Menu
Tudo sobre intercâmbio na Suíça

Tudo sobre intercâmbio na Suíça

O intercâmbio na Suíça já está no planejamento de muitos estudantes brasileiros que almejam estudar em excelentes universidades ou escolas que venham proporcionar as melhores estruturas para os estrangeiros, na Suíça você tem a oportunidade de conhecer várias culturas em um só país que tem quatro idiomas.

Você tem a chance de experimentar um pouco da Itália, França e Alemanha em cada canto da Suíça, que maravilhoso deve ser estudar nesse lugar.

No país o estudante estrangeiro pode conhecer melhor a cultura através de festivais, museus, lugares e arquiteturas históricas que estão em diferentes pontos, com o intercâmbio na Suíça você consegue acumular uma grande bagagem de conhecimento cultural que abre muitas oportunidades na sua vida.

Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio na Suíça e como você pode estudar em um lugar organizado e com alta qualidade de vida.

Tudo sobre intercâmbio na Suíça

A importância de aprender na Suíça

O país tem quatro línguas (oficiais) que são o francês, alemão, italiano e romanche, imagine como será diferente e multicultural o seu intercâmbio na Suíça.

Um lugar com qualidade em todas as áreas e considerado bastante refinado, com universidades e escolas tradicionais reconhecidas no mundo todo.

As instituições públicas têm uma infraestrutura sensacional e o sistema de ensino no High School (ensino médio) é o mesmo sistema americano.

O diferencial em realizar o intercâmbio na Suíça é que você já pode se habituar com os idiomas e aluno estrangeiro tem aulas específicas de inglês nas escolas.

O país tem regiões separadas onde em cada uma se predomina uma cultura (italiana, francesa e alemã), você pode escolher estudar em qualquer região.

Na escola privada tem acomodações próprias para receber os alunos e nas instituições públicas as hospedagens são em casas de famílias.

Se o estudante escolher acomodações da escola privada, tem a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas e poderá praticar mais o idioma.

Genebra

A cidade é o lugar mais famoso e procurado por estudantes estrangeiros para fazer o intercâmbio na Suíça e o charme da cidade é o chocolate e a neve.

Os estudantes ficam admirados com esse charme de Genebra que oferece chocolates maravilhosos e pontos belíssimos na neve para conhecer e apreciar.

O local é repleto de organizações internacionais que promovem a paz que tem seus escritórios ou a sede nessa cidade, por isso tem a fama de capital da paz.

Tudo sobre intercâmbio na Suíça

Genebra é um dos centros financeiros mais importantes, tem muitas entidades e o destaque é a ONU e OMS, a cidade é como um centro diplomático.

Um local pequeno que tem ruas limpas e seguras, o que auxilia para as pessoas que andam de bicicleta ou realizam caminhadas e tem um IDH muito elevado.

A cidade é excelente para o intercâmbio na Suíça, pois tem escolas e universidades bem-conceituadas e diferentes tipos de intercâmbio para escolher.

Diversidade de cursos e entretenimento

Você que ainda está no ensino médio consegue fazer um semestre ou terminar os estudos e junto aprender outro idioma através do intercâmbio na Suíça.

Tem a opção de realizar somente um curso de idioma de inglês ou francês, e a outra alternativa é a graduação ou pós-graduação em excelentes universidades.

Com a variedade de cursos de intercâmbio na Suíça você aprende mais os costumes da região e como é a cultura deles que é extremamente importante.

A diversão faz parte também dos seus estudos fora do país, geralmente os intercâmbios oferecem pacotes de aulas junto com turismo e/ou esportes.

Na cidade de Genebra, por exemplo, é possível praticar os esportes de snowboarding ou esquiar, algo totalmente diferente para aprender no país.

A possibilidade de conhecer lugares inesquecíveis como os Alpes suíços e paisagens naturais de lagos e bosques fazem parte do intercâmbio  na Suíça.

É possível encontrar também restaurantes e cafés que são lugares perfeitos para aprender como funciona a vida e a cultura da Suíça.

Intercâmbio por meio de voluntariado

A oportunidade do intercâmbio na Suíça por meio de voluntariado é uma outra opção que uma comunidade na internet chamada Worldpackers oferecem.

São viagens mais acessíveis para estudantes estrangeiros que pretendem estudar e ter uma experiência cultural diferente e mais intensa.

Nessa plataforma você pode viajar e trocar conhecimentos e capacidades por acomodação ou ficar hospedado em uma ONG, projetos sociais ou instituições.

Tem a alternativa de trabalhar em fazendas ou eco vilas que são regiões agrícolas, dessa forma o seu conhecimento irá ser mais profundo sobre o país.

Mas é possível trabalhar também de forma remunerada no intercâmbio na Suíça, e nesse país tem muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Muitas empresas na Suíça estão procurando por trabalhadores em qualquer parte do mundo, pois falta profissionais bem qualificados.

Com umas das maiores taxas de emprego da Europa e tem boa parte da população considerada ativa, então é uma grande chance de mudar de vida.

Como é a vivência na Suíça?

A sua experiência na Suíça através do intercâmbio é algo único, pois tem a oportunidade de voltar ao país de origem falando até quatro línguas.

O ambiente é com alta qualidade de vida e você pode ver em cada canto paisagens com belezas sem igual e estudar nas melhores instituições do mundo.

Para estudantes de relações internacionais e ciências políticas é um lugar ideal, por causa das organizações como ONU e por ser próximo da União Europeia.

Tudo sobre intercâmbio na Suíça

Os estudantes de exatas tem vantagem, pois o país tem o maior laboratório do mundo (CERN), e para quem vai estudar línguas já sabe que está no lugar certo.

É importante verificar se o seu tipo de intercâmbio permite trabalhar, já que nem todos é possível, também é necessário um visto de trabalho.

O clima principal do país é o inverno, é raro os dias em que o sol aparece, e as características populares dos suíços são pontualidade e responsabilidade.

Agora você conhece melhor como funciona o intercâmbio na Suíça e como você tem diversas vantagens ao estudar e conhecer esse lugar intercultural que deixa todos os estrangeiros impressionados, se você gostou desse conteúdo continue nos acompanhando que sempre estamos com novidades.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.