• Menu
  • Menu
Tudo sobre intercâmbio na Europa

Tudo sobre intercâmbio na Europa

Fazer um intercâmbio na Europa é o sonho não apenas de diversos estudantes brasileiros, como também de pessoas de todas as nacionalidades em virtude do grau de excelência das instituições de ensino que ficam localizadas na maior parte dos países europeus.

E não é apenas pela qualidade de ensino que tantas pessoas procuram um intercâmbio na Europa. O Velho Continente também oferece diversos outros atrativos.

Se você está pensando em fazer um intercâmbio na Europa, é importante se informar sobre o assunto antes de escolher o seu destino e fazer as suas malas em busca de uma experiência internacional de ensino que vai ser muito enriquecedora para o seu currículo.

Pensando nisso, separamos no artigo de hoje tudo que você precisa saber para fazer um intercâmbio na Europa. Para saber mais, continue lendo.

Tudo sobre intercâmbio na Europa

Quais são as opções para quem quer fazer um intercâmbio na Europa?

Quem quer fazer um intercâmbio na Europa tem a opção de escolher entre diversos tipos de cursos que pode realizar para enriquecer seu currículo com uma experiência de ensino no exterior. A escolha vai depender do seu destino, dos seus objetivos e das suas prioridades.

Entre as opções de cursos de intercâmbio na Europa que você pode escolher, estão as seguintes alternativas:

  • Cursos de idiomas;
  • Ano acadêmico;
  • Voluntariado;
  • Trabalho e estudos;
  • Cursos de verão;
  • Estágios.

Para fazer o seu intercâmbio na Europa, o caminho mais simples, e com mais simples queremos dizer menos burocrático, é contratando os serviços de uma agencia de intercambio.

Essas agências são empresas especializadas no tema e vão ajudar você em procedimentos como solicitação do visto, realizar a parte burocrática da viagem, comprar as passagens, auxiliar na hora de encontrar um alojamento e muito mais.

Entretanto, se você quiser, poderá preparar tudo para o seu intercâmbio na Europa sozinho, entrando em contato com as escolas, e tudo o mais que seja necessário de forma independente.

Motivos para investir em um intercâmbio na Europa

Existem uma série de razões para escolher realizar um intercâmbio na Europa, e se você ainda tem alguma dúvida sobre escolher o Velho Mundo como o seu destino, vamos apontar para você algumas dessas razões.

O continente europeu é um dos mais interessantes de todo o mundo não apenas para estudar em escolas de excelência, mas também pelo fator cultural que a experiência pode proporcionar.

Veja a seguir 3 grandes motivos para fazer um intercâmbio na Europa:

  • Paisagens, história e cultura

O continente é o berço das mais incríveis histórias da humanidade, em especial da cultura ocidental.

No Velho Mundo é que nasceram as ciências, a música clássica, o rock, a monarquia, o cristianismo e várias outras religiões.

Em uma experiência de intercâmbio na Europa, você vai poder fazer praticamente um mergulho sobre livros de história, vendo de perto o contraste entre as cidades mais modernas do mundo e suas raízes históricas profundas.

Além disso, o continente é palco de cenários deslumbrantes, desde lagos e montanhas à praias paradisíacas que já serviram de pano de fundo para as mais diversas produções cinematográficas.

  • Clima diversificado

Outro ponto positivo para realizar um intercâmbio na Europa é a grande diversidade climática que acontece entre os países da região.

Não importa se você gosta mais do frio ou se sente mais confortável no calor, no continente é possível experimentar um pouquinho de cada um deles.

Entretanto, para os brasileiros, sem dúvidas, um dos maiores atrativos é conhecer o rigoroso frio europeu, com direito a assistir as precipitações de neve que acontecem no período de inverno, entre as comemorações do Natal e do Ano Novo.

Se o seu intercâmbio na Europa tiver uma duração de pelo menos 1 ano, você vai poder curtir as 4 estações do ano de maneira bem definida.

  • Facilidade de locomoção

A facilidade de se locomover e de conhecer diversos países do continente é mais uma das razões de fazer o seu intercâmbio na Europa.

O sistema de transporte da maior parte dos países europeus é bastante eficiente, tanto para você viajar entre um país e outro quanto para se locomover dentro das cidades europeias.

Nas principais capitais você vai poder se locomover tranquilamente e em segurança, seja andando de metrô, de trem ou de ônibus.

Principais destinos de intercâmbio na Europa

Vamos falar agora sobre os principais destinos de intercâmbio na Europa, que são escolhidos todos os anos por estudantes do mundo inteiro.

Tudo sobre intercâmbio na Europa

INGLATERRA

A Inglaterra é um dos principais destinos de intercâmbio na Europa por ser o berço da língua inglesa, o que faz com que o país seja o lugar ideal de quem deseja estudar o idioma.

Além da possibilidade de fazer cursos de inglês, na Inglaterra estão localizadas as melhores universidades de todo o mundo, tais como Oxford e Cambridge.

IRLANDA

A Irlanda é um dos destinos mais queridos dos brasileiros que fazem intercâmbio na Europa.

O que torna esse um destino ainda mais procurado do que a Inglaterra são os preços, que são bem mais em conta.

Além de ótimas escolas de idiomas, o país também oferece universidades com nível de excelência.

Outra vantagem é que no país os intercambistas podem tirar um visto que permite que eles trabalhem para custear a sua estadia no país.

PORTUGAL

Portugal também é um destino bastante procurado pelos brasileiros interessados em fazer um intercâmbio na Europa, e a facilidade de lidar com o idioma é um dos motivos disso acontecer.

Além disso, os brasileiros podem contar com o apoio do CNPq e do CAPS para obterem bolsas de estudo para estudar no país europeu.

No artigo de hoje você viu todas as informações que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Europa, preparando você para o que você vai encontrar no Velho Mundo.

Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também o arquivo do blog para ver diversas dicas de intercâmbio e viagens internacionais.Tem alguma pergunta, sugestão ou gostaria de contar para a gente sobre a sua experiência de intercâmbio na Europa, deixe seu o comentário a seguir.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.