• Menu
  • Menu
Tudo sobre intercâmbio em Portugal

Tudo sobre intercâmbio em Portugal

Já pensou em fazer um intercambio Portugal? Se você está pensando em estudar no país e enriquecer o seu currículo com uma experiência internacional na Europa, vale a pena investir um pouco do seu tempo  para conhecer todos os detalhes sobre estudar em terras lusitanas.

O país é um dos destinos preferidos de estudantes de intercâmbio brasileiros e existem diversos fatores que contribuem para isso.

Entre eles, está a facilidade do idioma em comum entre os dois países, o clima mais ameno do que a maior parte dos países europeus e a qualidade do ensino da instituições que oferecem opções de cursos de intercambio Portugal. Além, é claro, da localização do país, que permite uma verdadeira tour pela Europa.

Se você está interessado em fazer um intercambio Portugal, continue lendo este artigo para saber tudo que você precisa antes de fazer as malas e embarcar para o país.

Quais são as opções de intercambio em Portugal?

Para os estudantes brasileiros, uma boa opção para fazer um intercambio Portugal são as parcerias entre instituições de ensino superior dos dois países, que são conhecidos como convênios acadêmicos e que podem ser consultadas a partir da filiação do interessado.

Outra opção são as oportunidades de intercambio Portugal patrocinadas por empresas como o Banco Santander e programas como as Bolsas Ibero-Americanas.

Confira as oportunidades oferecidas pelo Santander clicando no link a seguir: https://www.santander.com.br/universidades.

É importante ressaltar que o perfil do candidato a um intercambio Portugal esteja alinhado às oportunidades no país.

Algumas instituições de ensino portuguesas, como a Universidade do Porto, por exemplo, podem oferecer disciplinas em inglês em sua grade, em especial nas áreas de engenharia e de negócios.

O estudante brasileiro que pretende se candidatar a um intercâmbio acadêmico em Portugal pode escolher as disciplinas que deseja cursar em uma universidade, ou mesmo em diferentes faculdades da instituição de ensino escolhida.

Mais uma opção para fazer um intercambio Portugal é fazendo um curso de graduação completo no país.

Nos últimos 10 anos, a quantidade de estudantes brasileiros em busca de uma oportunidade como essa aumentou bastante, principalmente depois que as instituições de ensino portuguesas passaram a aceitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como critério de admissão.

Além dessas alternativas, também existe a possibilidade de fazer mestrados e MBAs em instituições de ensino de Portugal para quem já concluiu alguma graduação no Brasil ou mesmo no exterior.

Custos de intercâmbio em Portugal

Para começar, é importante verificar se no caso de uma bolsa de intercambio Portugal os custos com as propinas (a anuidade) são cobertos, isso porque as instituições de ensino superior do país são pagas e para os estudantes estrangeiros, as taxas acadêmicas são ainda mais elevadas.

Entretanto, uma boa notícia para os estudantes brasileiros interessados em fazer um intercambio em Portugal é que os mesmos podem recorrer ao Tratado de Porto Seguro para reverter a situação.

Depois disso, é necessário analisar os custos médios de vida na cidade portuguesa onde está localizada às universidades pelas quais o estudante se interessa.

Isso porque existe uma diferença considerável no custo de vida entre uma região e outra do país.

Na cidade de Porto, por exemplo, é mais caro do que viver em cidades menores do país, isso porque Porto é um pólo turístico de Portugal.

A localização onde você vai morar causa impactos diretos nos custos que você vai ter com moradia, lazer, alimentação, transporte e outras despesas básicas.

Para garantir um lugar para morar, o estudante pode recorrer ao housing da instituição de ensino escolhida ou morar em apartamentos ou casas alugadas na região.

Outra opção são as tradicionais repúblicas de estudantes, como as da Universidade de Coimbra, nas quais os estudantes pagam preços mais em conta e podem receber descontos em alimentação.

Os custos com alimentação em Portugal não costumam ser muito altos se comparados com outras regiões do continente europeu.

O visto

Quem vai fazer um intercambio Portugal pode solicitar ao Consulado um visto por tempo indeterminado, que é enquadrado na categoria adequada de acordo com o tempo de permanência em território português.

Normalmente, a permanência é de um período de 6 meses, que podem ser renovados em Portugal mesmo caso o estudante comprove a necessidade de permanecer no país por mais tempo.

Para obter o visto, é necessário que o estudante apresente a documentação exigida, que consiste na carta de aceite da instituição de ensino e a comprovação de que o interessado pode se manter no país.

É importante ressaltar que o visto não oferece ao estudante permissão para trabalhar.

Para isso, é necessário solicitar a autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O processo é burocrático e tem um custo de 40 euros.

Para solicitar a autorização para trabalhar, é necessário apresentar a seguinte documentação ao SEF:

  • Carta do empregador assinada em papel timbrado, na qual devem constar aaaa função a ser exercida, os horários de trabalho e outros detalhes sobre o contrato;
  • uma declaração da instituição de ensino onde constem os horários de aulas.

Também existe a alternativa de trabalhar em empregos temporários por meio de um contrato de verão que consiste em um acordo entre o empregador e o estudante. Nas regiões turísticas, aparecem diversas de trabalho oportunidades no período de férias.

Para conseguir, o interessado deve pesquisar o perfil das universidades portuguesas e quais são as vantagens de fazer um curso de pós-graduação no país.

Estágios supervisionados e cursos de curta duração oferecidos por instituições de ensino do país também são uma boa alternativa para quem quer fazer um intercambio Portugal.

Agora você já sabe tudo que precisa saber antes de fazer as suas malas e embarcar para o seu intercambio Portugal para ter uma experiência enriquecedora e inesquecível.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, confira as nossas publicações anteriores no arquivo do blog e continue acompanhando as nossas publicações.Tem alguma dúvida ou quer dividir com a gente a sua experiência de intercambio Portugal? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.