• Menu
  • Menu
Tudo sobre intercâmbio Au Pair

Tudo sobre intercâmbio Au Pair

O modelo de intercâmbio au pair é uma das maneiras mais baratas para realizar o seu sonho de ter uma experiência de estudos no exterior, passando uma temporada fora do país, conhecendo pessoas e culturas diferentes e aumentando o seu domínio do inglês.

Uma experiência de intercâmbio au pair pode mudar a sua vida e abrir portas para grandes oportunidades.

Mas antes de fazer suas malas e partir rumo à aventura de um intercâmbio au pair, você precisa se informar sobre essa modalidade de estudos no exterior e saber todos os detalhes necessários para a preparação da sua viagem para que tudo saia dentro do esperado.

Para ajudar você, que está interessado em uma experiência de intercâmbio au pair é que separamos as informações do artigo de hoje. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo os próximos tópicos.

O que é um intercâmbio au pair?

Um intercâmbio au pair consiste em uma modalidade de intercambio por meio do qual um estudante, geralmente uma mulher, com idade entre 18 e 26 anos (em alguns países a idade limite pode chegar a 30 anos), passa um período de tempo em outro país, morando com uma família local.

A expressão deriva do francês ao par, que significa igual. Nesse tipo de intercambio, a estudante vai receber um pagamento durante a sua estadia por ajudar a cuidar das crianças ou adolescentes da casa onde ficará hospedada ao passo que pode estudar o idioma da região escolhida.

Fazer um intercâmbio au pair vale mesmo a pena?

Mas será que a experiência de intercâmbio au pair realmente vale a pena?

Sim, em alguns casos, essa pode ser a melhor opção para quem deseja estudar fora do país.

Para quem preenche os requisitos necessários para ser aceito nesse tipo de programa e que está procurando por uma alternativa mais em conta para fazer um intercambio, o modelo au pair pode ser a melhor escolha.

Em um intercâmbio au pair, o estudante gasta menos, uma vez que os custos com a hospedagem e com a alimentação, por exemplo, ficarão por conta da família com a qual ele vai morar.

Além disso, o estudante vai receber um salário pelos serviços prestados à família e vai contar com dias de descanso no final do programa, durante o qual vai poder viajar e conhecer o país escolhido para os estudos.

Entretanto, programas de intercâmbio au pair não são para qualquer pessoa em virtude das atividades de cuidado com crianças e de organização da casa da família que vão hospedar o estudantes.

Como funciona o intercâmbio au pair?

Antes mesmo do embarque, o candidato a uma vaga de intercâmbio au pair é apresentado a diversas famílias do país de destino e é realizada uma entrevista de seleção.

Os critérios de escolha e o processo seletivo são bastante rigorosos e estão entre os requisitos básicos para ser elegível para o programa que a candidata seja solteira, sem filhos, tenham Ensino Médio Completo, tenha um grau pelo menos intermediário de domínio de inglês e possua carteira de motorista internacional.

Além disso, quem quer participar de um intercâmbio au pair deve comprovar uma experiência de pelo menos 800 horas de trabalho com crianças de qualquer idade.

Os requisitos podem se alterar um pouco dependendo do país escolhido pela estudante. Os que citamos acima são aqueles exigidos pelo programa de intercâmbio au pair nos EUA.

As candidatas que preencherem todos os requisitos iniciam suas entrevistas com as famílias que estão cadastradas no banco de dados do programa au pair de cada país.

Durante todos os procedimentos que devem ser realizados antes e depois do embarque, a aluna conta com o suporte da agência de intercâmbio contratada, recebendo as orientações necessárias para o preenchimento das documentações exigidas pelo programa.

As entrevistas com as famílias são feitas por meio do Skype, o que auxilia a criar um vínculo de empatia entre as famílias e as candidatas a um intercâmbio au pair, facilitando a adaptação durante o programa.

A duração inicial de um intercâmbio au pair é de 12 meses que podem ser estendidos por mais 6, 9 ou 12 meses a depender de um acordo entre as partes.

Quanto custa um intercâmbio au pair?

É possível encontrar pacotes de intercâmbio au pair a partir de 500 dólares, com passagens aéreas de ida e de volta incluídas, além de auxílio para tirar o visto, assistência médica fora do país, orientação, teste de nivelamento do idioma, aconselhamentos obrigatórios, entrevistas e todos os procedimentos anteriores ao embarque.

Se compararmos com outros modelos de intercambio, o intercâmbio au pair é, com certeza, o mais vantajoso para o estudante.

Além de poder aproveitar a experiência para aprender o idioma, também é possível obter de volta o investimento financeiro realizado por meio do pagamento recebido pelos serviços prestados a família que hospeda-la.

Além disso, em um intercâmbio au pair o estudante poderá fazer uma imersão cultural muito maior no país de destino, conhecendo de perto o cotidiano das famílias locais por estar hospedado na casa de uma delas tendo assim um contato muito mais direto do que se compararmos com uma experiencia de intercambio em salas de aula.

Entretanto, nem tudo são flores. Durante a sua estadia, vai ser necessário trabalhar bastante para dar conta dos afazeres solicitados pela família que vai receber você. As responsabilidades que você vai ter serão acertadas durante as negociações antes do embarque.

No artigo de hoje você conheceu a possibilidade de gastar menos para ter uma experiência de estudos no exterior por meio da modalidade de intercâmbio au pair.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo do blog.

Aqui você encontra todas as informações que precisa saber sobre diversas opções de intercambio e outras dicas de viagens internacionais.Tem alguma dúvida ou sugestão ou já teve uma experiência de intercâmbio au pair que quer dividir com a gente, deixe o seu comentário na seção a seguir.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.