• Menu
  • Menu
Como tirar o visto para os Estados Unidos da Irlanda

Como tirar o visto para os Estados Unidos da Irlanda

Quando o assunto é intercâmbio, Irlanda e Estados Unidos figuram no topo da lista de preferência dos jovens. Porém, a possibilidade de aliar trabalho e estudos, faz a Irlanda sair na frente. No final, muitos emendam a viagem para a Terra do Tio Sam. Porém, brasileiros precisam de visto para pisar em solo americano.

Entretanto, não é necessário voltar ao país para iniciar o processo. Saiba que é completamente possível tirar o visto para os Estados Unidos na Irlanda.

Atualmente, existem mais de 16 mil brasileiros no país e, sabemos também, que nós representamos boa parte dos turistas que entram nos Estados Unidos.

Muitos intercambistas preferem emendar a viagem, pois a passagem aérea custa mais barato saindo direto das cidades europeias para as capitais americanas. Confira agora neste artigo todas as dicas necessárias para você entender de uma vez por todas como tirar o visto para os Estados Unidos na Irlanda.

Qual é o primeiro passo?

Se você não possui alguma cidadania europeia, será necessário passar por todo o processo para o visto americano e, para isso, não será necessário esperar acabar seu intercâmbio, pois você pode tirar o visto para os Estados Unidos ainda estando na Irlanda.

Antes de tudo, você deve definir qual é a finalidade de sua viagem e saber para qual tipo aplicar. O visto de turismo é o B1/B2 – Business/Tourist.

O visto B1/B2 normalmente tem validade de 10 anos e permite turista ficar até seis meses diretos no país.

Depois de definir o motivo, iremos efetivamente começar a tirar o visto para os Estados Unidos na Irlanda. A princípio, parece burocrático e complicado, mas seguindo o passo a passo e fazendo tudo corretamente, a probabilidade de dar tudo certo é grande.

Preencher o formulário DS-160

O formulário DS-160 é o formulário online de requerimento do visto para os Estados Unidos, disponível no site da embaixada dos Estados Unidos, onde você basicamente irá preencher seus dados pessoais e sobre suas intenções de viagem. Apesar de simples, é necessária muita atenção.

Uma vez preenchido e finalizado, não será possível fazer alterações no formulário. É com base nele que e em pesquisas adicionais que você terá a resposta do seu visto.

Efetuar o Pagamento da Taxa

Depois de preencher o formulário online DS-160, o próximo passo para tirar o visto para os Estados Unidos na Irlanda, é pagar a taxa.

O valor da taxa é de 160 dólares ou 150 euros. Para realizar o pagamento, você deverá acessar ao site do Official U.S. VISA Information and Appointment Services e, com o número do seu DS-160 gerar o pagamento, que poderá ser realizado no cartão de crédito, Bank Draft ou Postal Order.

Atenção: caso o seu visto não seja aprovado, essa taxa não será reembolsada. Por isso, tenha muita atenção e forneça o máximo de informações importantes possível.  

Efetivar o agendamento da entrevista

Após pagar a taxa, você deverá fazer o agendamento da entrevista, que pode ser feito online, no mesmo site onde você gera o pagamento da taxa.

Se preferir, você também pode fazer o agendamento por telefone, através do (01)903-6255. Essa etapa é presencial e, para tirar o visto dos Estados Unidos na Irlanda, você deverá escolher a Embaixada Americana localizada na Irlanda. Normalmente, a espera não é de mais do que 15 dias.

Separar e organizar a documentação necessária

No dia da sua entrevista, você deverá levar o seu passaporte original, uma foto 5×5, seu formulário DS-160 impresso, comprovante de pagamento da taxa, além de documentos que comprovem que você vive na Irlanda e possui recursos financeiros suficiente para se manter nos Estados Unidos pelo tempo indicado no DS-160.

Até aqui, todo o processo para tirar o visto dos Estados Unidos na Irlanda foi feito de forma online.

A partir de agora, começa a etapa final e presencial para obtenção do seu visto. Não se esqueça de conferir todos os seus documentos.

Chegou o dia da sua entrevista. E agora, o que fazer?

Por ser a maior e mais importante cidade da Irlanda, é em Dublin que fica localizada a Embaixada dos Estados Unidos no país. E é lá que vão esperar por você.

A localização exata da sede da Embaixada Americana fica na 42 Elgin Road, Ballsbridge, em Dublin 4. Você deverá chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência a fim de garantir que nenhum imprevisto aconteça e que você não irá se atrasar. No local, deverá aguardar na fila, até a liberação dos seguranças.

O processo para tirar o visto dos Estados Unidos na Irlanda não é muito diferente do Brasil. Ainda na entrada, você irá passar pelo detector de metais.

Os seguranças irão conferir o seu agendamento e todos os seus pertences e tudo mais que não for necessário utilizar lá dentro, irão para um guarda-volumes.

Você receberá uma senha e será necessário aguardar a sua vez de ser chamado. Quando finalmente chegar a sua vez, você deverá manter a calma e responder às perguntas e solicitações do agente.  Somente entregue os documentos quando e que forem solicitados – o que nem sempre é necessário.

Apesar do processo burocrático, a entrevista para tirar o visto dos Estados Unidos na Irlanda não costuma demorar muito.

Muitas vezes não chega a durar 10 minutos. Estando tudo certo e eles percebendo que você não tem a intenção de imigrar ilegalmente para o país, o seu processo para tirar o visto dos Estados Unidos na Irlanda, terá dado certo.

O seu passaporte ficará retido e você deverá buscá-lo aproximadamente uma semana depois, ou poderá recebê-lo em casa, caso pague uma pequena taxa.

Passada a burocracia, é hora de comemorar! Depois de seguir os passos do nosso artigo sobre como tirar o visto para os Estados Unidos na Irlanda, é hora de começar a planejar o roteiro da sua viagem. Hotéis, passagens aéreas, pontos turísticos a serem visitados… faça um checklist para não esquecer nada.

Agora que você já sabe todas as informações sobre como tirar o visto para os Estados Unidos na Irlanda, continue acompanhando o nosso blog, que sempre traremos informações sobre intercâmbios e viagens. Continue conferindo todas as nossas publicações.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.