• Menu
  • Menu
Transporte público em Dublin. Tudo que você precisa saber

Transporte público em Dublin. Tudo que você precisa saber

Como em qualquer cidade, você tem várias opções de Transporte público em Dublin, você pode subir a bordo de um ônibus de Dublin com uma extensa rede de alcance em todo o país, há uma linha de trem costeira, o DART que para nas cidades litorâneas de Greystones, no Sul até Malahide e Howth no Norte.

Existe um sistema ferroviário, o LUAS, com a Linha Verde correndo uma rota norte / sul de Broombridge para Bride’s Glen.

A Linha Vermelha correndo para oeste / leste de Saggart para o Point, tem também o Dublinbikes o mais bem-sucedido sistema de aluguel de bicicletas da Europa, é amado pelos moradores locais e um ótimo Transporte público em Dublin, além disso há muitos táxis.

Confira nesse artigo como funciona o Transporte público em Dublin e fique por dentro do sistema para se locomover com tranquilidade e segurança na cidade.

Transporte público em Dublin. Tudo que você precisa saber

As opções em Dublin

A capital da Irlanda é compacta e fácil de percorrer a pé, a área central é pequena o suficiente para que a caminhada seja geralmente a maneira mais eficiente de se locomover pela cidade, o que significa que se você planeja ficar no centro da cidade, talvez não precise muito de Transporte público em Dublin.

Apesar de Dublin ser uma cidade pequena, ainda tem um sistema de transporte público fantástico e fácil de usar.

Entre os ônibus, o LUAS, DART e as redes ferroviárias, existem tantas maneiras de se locomover em Dublin que você realmente encontrará muitas opções.

Com um extenso Transporte público em Dublin pronto, não há realmente nenhuma razão para dirigir um carro alugado para a cidade como turista.

Carros trazem todos os tipos de problemas adicionais com engarrafamentos, às vezes pode se perder ou é apanhado em sistemas unidirecionais.

Os moradores têm problemas e altas taxas de estacionamento pago, na verdade em vez de dirigir sozinho é muito melhor usar o Transporte público em Dublin.

Como utilizar o ônibus?

Não há metrô ou sistema subterrâneo na cidade, então a melhor opção de Transporte público em Dublin para o centro da cidade é o ônibus.

O nome pode parecer uma proposta ineficaz, mas a Dublin Bus é a principal provedora de transporte público rodoviário na capital irlandesa.

Se você está apenas planejando ver os principais pontos turísticos de Dublin, pode valer a pena escolher um ônibus turístico hop-on-hop-off.

É administrado por uma empresa de turismo privado, então não precisa depender do sistema normal de Transporte público em Dublin.

Esses passeios param perto de todas as principais atrações, os bilhetes custam mais do que a tarifa regular de ônibus e são válidos para todo o dia.

Os ônibus seguem uma rota circular para que não haja realmente nenhuma chance de se perder.

Você pode comprar bilhetes diretamente no ônibus, mas só pode compra-lo usando moedas de euro.

Os ônibus nessa cidade têm estilo de dois andares, aprender a utilizar o Transporte público em Dublin exige um pouco de prática.

Transporte Luas

O Transporte público em Dublin de bondes é chamada de ‘Luas’ (velocidade), existem duas linhas Verde e Vermelho, que passa por muitas áreas do centro.

Passa também por algumas áreas residenciais (principalmente no sul e sudoeste da cidade), as duas linhas dessa rede se cruzam em vários locais.

O primeiro e o último horário do transporte variam de acordo com a parada, então a informação deve ser vista apenas como um guia.

  • De segunda a sexta-feira: você pode pegar o bonde das 5h30 da manhã até as 12h30 da noite.
  • Sábado: você pode pegar o bonde das 6h30 às 12h30 da noite.
  • Domingo: você pode pegar o bonde das 7h30 às 12h da noite.

Para mais informações específicas de parada, use um planejador de viagem antes de embarcar.

Informações sobre viagens em tempo real são fornecidas em telas em todas as paradas de Luas.

Além disso, você pode visualizá-lo online ou usar um aplicativo para dispositivos móveis para acessá-lo, é simples utilizar esse Transporte público em Dublin.

Transporte Dart

DART (Dublin Area Rapid Transit) é uma das formas mais convenientes de Transporte público em Dublin.

Se você planeja viajar de norte a sul (ou vice-versa) ao longo da costa da Baía de Dublin a opção do metro ligeiro serve principalmente os subúrbios.

É uma viagem muito mais rápida em comparação com a viagem de carro, embora o DART possa não ser tão útil se você nunca planeja sair do centro.

O sistema de trem local é uma ótima maneira de alcançar alguns dos pontos turísticos mais interessantes fora da cidade.

Também é ideal se você estiver hospedado nas cidades fora de Dublin e quiser entrar na cidade, mas esteja preparado para se juntar às multidões.

Os trens DART se conectam ao LUAS (bonde urbano de Dublin) na Estação Connolly e a serviços suburbanos e intermunicipais em várias outras estações.

Os ingressos para viagens individuais de ida e volta podem ser comprados em máquinas de bilhetes em todas as estações ou online antes da viagem.

Rede ferroviária periférica

Os serviços desse transporte público servem os subúrbios no norte, oeste e sul da cidade, eles são mais frequentes em horários de pico.

A Rede Ferroviária Periférica não é muito útil para viagens no centro de Dublin, é usada principalmente para destinos que ficam fora das rotas do DART.

Eles são divididos em quatro linhas que são: Commuter do Norte, Commuter do Sudeste, Commuter do Sudoeste e Commuter Ocidental.

Os Serviços de Viajante são fornecidos pelo operador ferroviário de propriedade pública da Irlanda, os horários de operação são:

  • Segunda-feira a sábado: os primeiros trens partem das 6h (5h40 para algumas linhas). Os horários dos últimos trens dependem muito da linha e do destino em questão, portanto verifique sempre um horário antes da viagem.
  • Domingo: dependendo da estação em questão você poderá pegar um trem da cidade a partir das 8h, verifique sempre um horário antecipado.

Agora você compreende como funciona o Transporte público em Dublin, também tem informações sobre os principais sistemas de transporte da cidade, se você gostou desse conteúdo continue nos acompanhando que sempre estamos com novidades.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.