intercâmbio

Intercâmbio impacta empregabilidade, diz estudo

Quem soma experiência internacional consegue aumentar as chances de conseguir um emprego. O mercado de trabalho brasileiro, no geral, propaga essa ideia. Agora, ela foi provada por um estudo realizado pelo Instituto de Educação Internacional (IIE), com sede nos Estados Unidos, que mostrou que profissionais que fizeram intercâmbio desenvolveram mais habilidades, expandiram as possibilidades de carreira e tiveram impacto em progressão e promoção.

Para chegar a esse resultado, o estudo analisou mais de 4,5 mil indivíduos que estudaram no exterior desde 2000. Mais da metade identificou os efeitos positivos já mencionados. Entre os que não souberam se o intercâmbio foi, de fato, útil para suas carreiras, os efeitos foram indiretos: o intercâmbio ajudou na comunicação pessoal, habilidades sociais e na capacidade de entender e trabalhar com diferenças.

O estudo ainda identificou 15 habilidades consideradas primordiais para trabalhadores do século XXI. Quanto às cinco mais importantes, 70% dos entrevistados declarou ter se beneficiado da experiência internacional para aprimorá-las. São elas: habilidades interculturais, curiosidade, flexibilidade/adaptabilidade, confiança e autoconsciência.

“Os que estão mais avançados em sua carreira fizeram conexões mais consistentes entre a experiência de estudar no exterior e o crescimento profissional, e afirmaram que foram contratados ou promovidos por conta de habilidades desenvolvidas durante a experiência internacional”, diz o estudo. Como consequência, a vivência fora de seus países abriu caminhos e oportunidades que eles não enxergavam antes de viajar.

O resultado reforça a ideia de que o intercâmbio é, mais do que uma experiência, um investimento: as mudanças sociais, econômicas e profissionais são bastante abrangentes, e quem consegue aproveitar ao máximo colhe os benefícios criados longe de casa e fora da zona de conforto. Para acessar o relatório completo, clique neste link.

Gostou do que viu? Solicite seu orçamento

Leave a Comment

Your email address will not be published. All fields are required.