Malta é o destino certo para quem quer viver seu intercâmbio em meio às artes 4

Malta é o destino certo para quem quer viver seu intercâmbio em meio às artes

Sede da Capital Cultural da Europa em 2018, dona de um legado histórico impressionante e de olho no futuro, Malta valoriza e incentiva seu cenário cultural de forma constante. Dependente do setor, principalmente na alta temporada, o país atua em diversas frentes para não deixar que seu legado se perca, cultivando um terreno fértil para novas manifestações artísticas. E é por isso que o país pode ser considerado o destino certo para quem quer viver seu intercâmbio em meio às artes.

Com 7 mil anos de história, a trajetória do país é contada nas ruas, paisagens e construções centenárias. Museus, como o Museu Nacional de Artes Finas, e teatros, como o Valletta’s Manoel Theatre, estão espalhados pelo país, convidando visitantes e moradores a conhecerem um pouco mais sobre a história da região. Já em outra frente, abrindo espaço para o novo, em 2021 o setor artístico de Malta vai ganhar mais uma plataforma de expansão e propagação cultural com a inauguração do Malta International Contemporary Art Space (MICAS). Um espaço que irá receber expressões contemporâneas em suas mais variadas formas.

If At All  
Kibbutz Contemporary Dance Company 
Malta Arts Festival 2015 
Photo: Darrin Zammit Lupi

A contemporaneidade em meio à tradição é resultado da presença de jovens artistas pelo país, que em 2018 foram as estrelas no calendário maltês. Por causa da nomeação de Valletta como Capital Cultural da Europa, aproximadamente €10 milhões serão investidos na capital, até o final do ano, para que a cidade possa fazer juz ao seu título. Uma programação com 140 projetos exclusivos e 400 atividades está tomando conta do país desde janeiro e as ações continuarão acontecendo sem prazo determinado. Para que esse legado não se perca, Valletta está se preparando para criar uma Agência Cultural, que será responsável por continuar incentivando e apoiando iniciativas culturais no país a longo prazo.

Malta é o destino certo para quem quer viver seu intercâmbio em meio às artes

Estas são medidas importantes para a valorização da cultura no país, já que o setor movimenta o desenvolvimento local, juntamente com o ramo turístico. Para quem pensa em viver seu intercâmbio em meio a belas paisagens, um estilo de vida leve e muitas (muitas mesmo) manifestações culturais e artísticas, o destino certo pode ser Malta.

Leave a Comment

Your email address will not be published. All fields are required.