9 fatores para considerar na hora de escolher sua escola de inglês

9 fatores para considerar na hora de escolher sua escola de inglês

Sendo o aprimoramento do inglês uma das principais motivações do seu intercâmbio, a escolha de uma instituição de ensino que vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos é imprescindível. O difícil mesmo é conseguir ter certeza de que a escola a qual você está pensando em contratar vai mesmo atender suas expectativas. Como conhecer uma instituição estando a quilômetros de distância, não é mesmo? A solução é pesquisar, pesquisar muito! E reunimos aqui alguns fatores que podem ajudá-lo na hora de escolher sua escola de inglês no exterior.

Localização

Independentemente da cidade onde você irá morar, é sempre bom estar bem localizado. Por essa razão, é muito importante (e simples) checar onde fica a sede de sua escola, se ela é centralizada e fica perto de lojas, mercados e outras facilidades. Aproveite e confira também se existe acesso ao transporte público, pertinho da instituição.

Tamanho

O tamanho da instituição de ensino que você irá frequentar está intimamente ligado à capacidade da escola, mas também ao tipo de atendimento que você pode receber. Escolas menores, por exemplo, têm uma tendência a ter uma relação mais próxima do aluno. Já para instituições com centenas de estudantes, fica difícil acompanhar a situação de cada um deles de pertinho (o que não significa, necessariamente, que você será mal atendido).

Estrutura

Relacionada ao tópico anterior, ao avaliar a estrutura de uma escola você precisa saber quantas salas de aula o prédio possui, quantos banheiros, se tem refeitório, área de descanso, sala de estudos, biblioteca, entre outras facilidades. Parece muito básico, mas estudar em uma sala de aula superlotada e estudar em um ambiente tranquilo, por exemplo, faz uma diferença enorme.

9 fatores para considerar na hora de escolher sua escola de inglês 3

Material multimídia

É importante saber se a escola possui plataformas multimídias para serem utilizadas durante as aulas, como retroprojetor, acesso à internet e quadros interativos. Esses recursos podem fazer a diferença entre uma aula chata e uma aula diferente, que ajudará seu desenvolvimento.

Qualidade dos professores

Muito além de um diploma, o professor bom de verdade é aquele que consegue “falar a língua do aluno”, mesmo falando apenas inglês. É o professor que tem dinâmica em sala, consegue entreter e ensinar ao mesmo tempo. E esses, que possuem vocação para a profissão, sem dúvidas são os mais difíceis de encontrar. Para saber se a sua instituição de ensino tem bons professores, a melhor forma é perguntar para quem já estudou por lá.

9 fatores para considerar na hora de escolher sua escola de inglês 2

Atividades extracurriculares

Esse é outro ponto que pode fazer uma diferença muito positiva no seu aprendizado. Uma coisa é estudar em sala de aula, em frente aos livros, outra bem diferente é sair para a rua, interagir e utilizar uma linguagem útil, em meio a pessoas que, como você, também estão aprendendo. Muitas escolas organizam passeios a museus, cinema, participam de eventos na cidade e oferecem workshops diferenciados, como dança e orientações para trabalho. Basta se informar direitinho.

Suporte ao aluno

Problemas sempre aparecem e vão aparecer quando você estiver no exterior também. Quando isso acontecer, é importantíssimo ter com quem contar e a escola pode sim ter esse papel. Por mais que não seja algo relacionado aos seus estudos (como a procura por emprego, por exemplo), a sua instituição de ensino sempre poderá ajudá-lo com informações relevantes e um direcionamento certeiro. Isso, se tiver um bom suporte ao aluno. Por essa razão, é importante ficar de olho.

9 fatores para considerar na hora de escolher sua escola de inglês 4

Valor

Não adianta muito encontrar a escola perfeita se ela não cabe no seu orçamento, não é mesmo? A boa notícia é que geralmente existem dezenas de opções em diferentes cidades, com diferentes perfis e faixas de preço. Dessa forma, vale a pena procurar pela instituição que atende suas necessidades a um preço justo.

Reputação

Como último item, achamos importante destacar o valor da opinião. Somente quem já estudou na escola que você está pensando em contratar poderá lhe passar um panorama completo da instituição. É preciso sempre ouvir mais de uma opinião e procurar diferentes pontos de vista. Mas se você encontrar algumas pessoas reclamando de uma situação recorrente, desconfie. E, seguindo esse passo a passo, você provavelmente vai conseguir encontrar uma escola que será sua segunda casa no exterior.

Quer saber mais? É só entrar em contato conosco clicando aqui

Leave a Comment

Your email address will not be published. All fields are required.