Qual será o peso de um intercâmbio no seu currículo

Qual será o peso de um intercâmbio no seu currículo?

Se você está procurando a recolocação no mercado de trabalho ou quer alcançar novos objetivos na carreira, o peso de um intercâmbio no seu currículo pode ser um grande diferencial. Além de se destacar pelo domínio do inglês, ainda mais no Brasil, onde ser bilíngue é um ponto positivo valioso, o perfil de um intercambista pode dizer muito sobre sobre suas características interpessoais e habilidades. A começar pela própria iniciativa de embarcar para um intercâmbio.

Uma parte de sua vida que salta aos olhos

Se um empregador possui centenas de currículos em mãos e se depara com o seu, ele pode muito bem ser atraído pelo fato de que você morou no exterior por determinado tempo. Quem está procurando por um emprego precisa encontrar uma forma de se destacar em meio à multidão e o intercâmbio funciona como uma dessas ferramentas.

Qual será o peso de um intercâmbio no seu currículo 2

Qualidades do intercambista

Se você quer fazer intercâmbio precisa ter determinadas características que vão fazer você alcançar seus objetivos no exterior. E essas mesmas características costumam ser muito bem vistas por empregadores.

Ao embarcar para o desconhecido em busca de aperfeiçoamento profissional você demonstra iniciativa e mostra que não tem medo de desafios. Um senso de visão e responsabilidade também é fundamental na vida do intercambista e, durante sua experiência no exterior, você pode acabar desenvolvendo um senso de liderança mais apurado. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Study.eu, pelo menos um terço de CEO’s das maiores empresas do mundo passaram pela experiência do intercâmbio e se enriqueceram intelectualmente a partir dela.

Habilidades interpessoais

Se há algo que você definitivamente desenvolve durante o intercâmbio, além do inglês, são suas habilidades interpessoais. O intercambista conhece e convive com pessoas do mundo inteiro, que falam línguas diferentes, possuem culturas diversas e um jeito completamente singular de encarar as coisas.

Ao estar em contato com um novo mundo, você desenvolve habilidades interculturais, apura a curiosidade, amplia sua tolerância e capacidade de adaptação e aumenta seus índices de confiança. Todas essas características podem ter um impacto positivo em suas chances de empregabilidade, já que muitas empresas valorizam tais características.

Qual será o peso de um intercâmbio no seu currículo 3

Valor do inglês

Já mencionamos aqui no blog que o domínio do inglês pode ter impacto direto tanto na sua ascensão de carreira quanto no valor com o qual você será remunerado. Mais do que isso, o inglês vai te oferecer um mundo de oportunidades. Caso você tenha interesse em trabalhar em grandes multinacionais, o domínio do idioma será sua porta de entrada, mas você pode ir muito mais além.

Milhares de empresas pelo mundo buscam profissionais capacitados que possuam o domínio da língua portuguesa. É isso mesmo, por mais que soe surpreendente, o português também é um idioma requisitado por empresas no exterior e se você domina os dois (português e inglês), entra em uma seleta lista de candidatos qualificados para oportunidades incríveis.

Quer saber mais? É só entrar em contato conosco clicando aqui

Leave a Comment

Your email address will not be published. All fields are required.