Intercambistas ainda podem justificar sua ausência das eleições 2018

Intercambistas ainda podem justificar sua ausência das eleições 2018

Neste ano será escrito mais um capítulo da história do Brasil, nas eleições 2018, e quem não vai votar precisa justificar sua ausência. Neste caso, intercambistas, estudantes e qualquer brasileiro que esteja morando fora no país deve preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponibilizado nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Caso a justificativa não seja feita, o eleitor pode ser multado, além de enfrentar outras consequências.

Eleitores que não justificarem o motivo pelo qual não vão votar podem ser impedidos de tirar passaporte, tirar a carteira de identidade ou concorrer a cargos públicos. Já a multa varia de R$3,51 a R$35,10. Pessoas que não votarem no primeiro e no segundo turno deverão justificar as duas ausências, caso contrário, serão multados duas vezes.

Você não fez isso ainda? Calma, que ainda dá tempo. O eleitor pode justificar sua ausência até 60 dias após cada turno, ou seja, até o dia 6 de dezembro (para o primeiro turno) e até o dia 27 de dezembro (para o segundo turno). Este ano, o Brasil conta com mais de 147 milhões de pessoas aptas a votar. Se você é uma delas, mas não vai exercer o seu direito do voto, não deixe de justificar.

2 Comentários

  1. avatar
    Posted by Ana| 5 de outubro de 2018 |Responder

    Só não entendi se a justificativa é entregue online ou não. Alguém poderia me esclarecer. Grata

    • avatar
      Posted by Mayara Blog| 6 de outubro de 2018 |Responder

      Olá Ana, a justificativa pode ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, enviada por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual você é inscrita ou online, por meio do Sistema Justifica, uma ferramenta que permite a apresentação do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) pela internet após a eleição. Você consegue acessar esse sistema pela página do TSE.

Leave a Comment

Your email address will not be published. All fields are required.