Viajar para o exterior está na listas de sonhos de muitas pessoas, seja para estudar, trabalhar, ou outras finalidades.
É importante saber os detalhes de como é morar na Irlanda para desde já se preparar para a realidade de viver no país.
Contaremos nesse artigo para você, 10 coisas que ninguém te conta sobre morar na Irlanda. Confira!
1 – Irlanda um país muito frio
Para as pessoas que são acostumados em curtir um solzinho quase todos os dias, poderá levar um tempo para acostumar com o frio e a umidade na Irlanda.
O clima no país é marcado por um tempo nublado e chuvoso ao longo do ano, e os dias são raramente prestigiados com a luz do sol.
Para quem decide morar na Irlanda precisa se acostumar com o fato de que durante os dia no ano inteiro, poderá se surpreenderá com a mudança de tempo no país.
2 – Gasto alto com moradia
Encontrar um quarto, casa ou apartamento para morar na Irlanda se tornou uma das complicações para quem chega no país.
Além da complexidade em encontrar uma moradia, os preços de aluguel de um espaço para morar é bem alto.
A realidade é que o valor do aluguel ou moradia chega ser o mais alto dentre os valores da planilha de custo de vida para quem deseja morar na Irlanda.
3 – Atendimento médico na Irlanda não é gratuito
Para quem está acostumado com com sistema de saúde gratuito, e vai morar na Irlanda pode sentir uma grande diferença.
A verdade é que o sistema de saúde chega ser restrito, mesmo para que tem o seguro saúde,que é exigido antes mesmo de chegar na Irlanda.
Geralmente para atendimento com clínico geral, em média, custa entre 45 e 60 euros, mesmo tendo o seguro de saúde.
O seguro de saúde cobrirá apenas emergências, que provavelmente custará uns 100 euros cada atendimento.
Sendo assim, para qualquer outro tipo de atendimento médico mais específico será necessário desembolsar dinheiro para ser atendido.
4 – Hábitos de Higiene estranhos
Muitos europeus são conhecidos por não gostarem de tomar banho todos os dias, isso acontece por vários motivos, muitos dizem até, que faz parte da cultura e história do País.
Na Irlanda, o hábito do banho diário, escovar os dentes após cada refeição, como é de costume, não funciona entre os Irlandeses.
Os estrangeiros que vão para morar na Irlanda poderão até encontrar alguma casa para morar em que você irá ter restrição no número de banhos.
5 – Pagar pelo uso da tv
Na Irlanda além de realizar o pagamento da tv a cabo, você deverá também terá de pagar a licença de uso do aparelho de televisão todo ano.
O custo da licença de uso do aparelho de televisão para quem irá morar na Irlanda é de 160 euros anuais.
6 – Segurança na Irlanda
Como em qualquer outro lugar é necessário ser cuidadoso ao andar pelas cidades.
Tenha mais atenção ao transitar pelo centro da cidade, para não ser furtado ou roubado.
Para as pessoas que chegam em um país é aconselhável ter cautela em qualquer tipo de negociações, principalmente no caso de moradia para que não caia em golpes.
7 – Se comunicar no idioma do país
Para quem ainda não domina o inglês terá uma certa dificuldade em se comunicar ao chegar no país.
Além da adaptação cultural, o fato de não saber falar bem o idioma ,pode ser umas das dificuldades para quem decide ir morar na Irlanda.
Por exemplo, para se locomover, encontrar lugares e pedir informações é necessário se comunicar com as pessoas, e nesse caso é bem mais difícil para quem não consegue falar bem o inglês.
8 – Não é barato o custo de vida na Irlanda
Apesar da qualidade de vida na Irlanda ser boa, o custo de vida para quem vai morar na Irlanda não é barato.
Mesmo fazendo um planejamento antes de se mudar para Irlanda , é necessário ser cuidado nos primeiro meses de estadia no país e economizar.
Para cobrir com tranquilidades todos os seus custos e também eventuais contas que podem surgir.
9 – Exigência para encontrar trabalho na Irlanda
É possível encontrar oportunidades de emprego em 2019 para estrangeiros que vão morar na Irlanda , mais a realidade é que o esforço para cumprir com as exigências será grande.
Nesta fase será necessário adquirir o visto, a busca pela vaga de emprego, o preenchimento de todas condições para ocupar a vaga e todos os requisitos para poder trabalhar legalmente no país.
10 – Saudade da família
Para finalizar, uma das coisas mais difíceis para quem deixará sua casa, seu país , seus costumes,sua vida antiga para morar na Irlanda, é saudade da família.
Esta longe da família, amigos mais chegados, acaba sendo uma das dificuldades a serem enfrentadas pelos intercambistas,e por todos os que viajam para longe.
É realmente um desafio, se afastar das pessoas que amamos, no inicio ao chegar no país e encontrar o desconhecido, algumas dificuldades, a saudade de casa aperta ainda mais.
Já esteja ciente, que a saudade de casa, será um dos desafios a serem enfrentados para os que desejam morar na Irlanda, e em qualquer outro lugar, longe da família.