Uma preocupação natural de quem quer fazer intercâmbio é quão amigável e receptivo é o país de destino. Historicamente, a Irlanda tem se mostrado extremamente aberta a gente de outro país – talvez pelo fato também de os irlandeses imigrarem muito. Mais um indício disso foi dado nessa semana, quando o país se comprometeu a receber 4 mil refugiados, em ação de combate à crise recente vista na Síria.
A notícia foi dada pelo ministro de Estado irlandês, David Stanton, durante conferência do Immigrant Council of Ireland. A Irlanda vai admitir 4 mil pessoas sob o Irish Refugee Program, programa criado para lidar com essa questão – a triste situação que refugiados passam ao deixar seus países de origem – que causou a morte de tantas pessoas e que tem dado dor de cabeça aos governantes europeus.
Até agora, 273 indivíduos foram admitidos no país, mas até setembro outros 247 devem tornar a Irlanda sua casa. O restante será realocado até o final de 2017, com ajuda de programas já existentes e comandados pela União Europeia. E que sejam todos bem-recebidos, assim como são os intercambistas.