Quem sempre sonhou em viajar para os Emirados Árabes tem agora mais um motivo para começar a tirar os planos do papel. Desde o início de junho, brasileiros não precisam mais de visto para entrar em países como Dubai e Abu Dhabi, o que torna o processo de preparação para a viagem muito mais simples.
A novidade passou a valer desde a assinatura e publicação oficial de um acordo bilateral entre as duas nações, permitindo que brasileiros com viagens a turismo ou trabalho estejam isentos do pedido de visto. Agora, para a entrada nos Emirados Árabes é necessária apenas a apresentação do passaporte com validade superior a seis meses e cidadãos brasileiros podem permanecer na região por até 90 dias consecutivos. De acordo com a plataforma Vagas pelo Mundo, anteriormente, brasileiros pagavam US$ 96,59 e precisavam de um patrocinador intermediando a visita, como uma companhia aérea ou agência de turismo.
O objetivo do acordo é estreitar laços entre os dois países e fortalecer relações exteriores, estimulando transações comerciais e o turismo. Para fins de estudo e trabalho nos Emirados Árabes, contudo, a regra do visto não muda para brasileiros, com a necessidade de aplicação para o documento.
Anualmente, aproximadamente 288 mil passageiros são transportados pela Emirates do Brasil para Dubai. Os voos saem de São Paulo e Rio de Janeiro e com o novo acordo a tendência é haver ainda mais demanda para viagens com destino aos Emirados.