Os que gostariam de se aventurar pela Irlanda ou a maioria dos países europeus costumam encontrar uma grande limitação: a necessidade de visto. Por isso, a busca por passaporte de outra nacionalidade baseado no seu histórico familiar é uma opção muito comum. Mas você sabe quais são os passaportes mais valiosos do mundo? A empresa Henley Global fez o levantamento, com base no número de locais que você pode visitar sem a necessidade de aplicação de visto imediato.
A posição brasileira não é tão ruim: aparecemos no 21o lugar, ao lado de Bulgária e Romênia, com possibilidade de visitar 153 países da forma mais direta possível: desembarcando diretamente por lá. Obviamente que a entrada de qualquer pessoa em qualquer país não é exatamente garantida e depende de uma série de fatores que vão de antecedentes criminais até relações diplomáticas recentes entre as nações envolvidas.
Assim, o passaporte mais valioso é o alemão, que permite a entrada em 177 países de um total de 218. O segundo lugar é da Suécia, com 176, seguida por Finlândia, França, Itália, Espanha e Reino Unido, com 175. Acima do Brasil há apenas um país sul-americano: o Chile, no 19o lugar, com 155 de score. A Irlanda aparece muito bem, com o 6o lugar, ao lado de Canadá, Coréia do Sul, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Suíça, com 172. O pior colocado é o Afeganistão, com 25 de score.
Para conferir a lista inteira e os critérios utilizados, clique aqui.
Veja o Top 10
- Alemanha – 177
- Suécia – 176
- Finlândia – 172
França
Itália
Espanha
Reino Unido - Bélgica – 174
Dinamarca
Holanda
Estados Unidos - Áustria – 173
Japão
Cingapura - Irlanda – 172
Canadá
Coréia do Sul
Luxemburgo
Noruega
Portugal
Suíça - Grécia – 171
Nova Zelândia - Austrália – 169
- Malta – 168
- Hungria – 167
República Checa
Islândia