Dados revelados pela Policing Authority da Irlanda e divulgado pelos jornais locais informaram que, nos primeiros três meses de 2016, a quantidade de crimes praticados à noite – assaltos, assédio e ofensas relacionadas – cresceu em quase mil ocorrências em relação ao mesmo período de 2015. A criminalidade cresceu no país, embora ainda seja considerado muito seguro. É um bom indicativo para o intercambista e visitantes tomarem algumas medidas de cuidado.
De acordo com Noirin O’Sullivan, comissária da Garda, a polícia irlandesa, o crescimento já era esperado e vai ser alvo de ação nos próximos meses. A explicação vem do fato de a economia estar se recuperando da recente crise, iniciada em 2008. Enquanto a Irlanda expande vagas de trabalho e atrai investimento, a vida noturna passa a ser cada vez mais movimentada, o que acarreta o aumento de ocorrências. Bares, restaurantes e casas noturnas estão cada vez mais cheios.
Com o dignóstico feito, a Garda planeja aumentar o patrulhamento com o aumento de seu efetivo. A avaliação de O’Sullivan é de que o trabalho vem sendo bem feito com relação a furtos em residências e assaltos. O foco agora será em ataques, ofensas e crimes sexuais, embora o número destes não sejam expressivos no país.
Para quem visita ou mora na Irlanda, vale a pena tomar cuidado sempre. Apesar de ser um país seguro, sempre se está à mercê de ocorrências como essa.