Primeiro país europeu a aprovar o casamento gay por voto popular, a Irlanda celebra essa votação, realizada no ano passado, e muito mais neste sábado, na Parada do Orgulho Gay em Dublin. O desfile, que em sua última edição reuniu 50 mil pessas, promete ser ainda maior esse ano, com atividades para membros da comunidade GLBTQ (gays, lesbians, bisexuals, transexuals and queers) e simpatizantes.
O evento principal – cerimônia de abertura, debates, exposições e muitas after-parties também fazem parte do programa nos dias antes e depois do desfile – começa às 13h (horário local), começa no Garden of Remembrance, na região central, próximo à Parnell Square, e vai percorrer a O’Connel Street até terminar no Merrion Square Park.
A temática da edição 2016 é Rebel Rebel, uma menção direta ao cantor David Bowie, que morreu em janeiro, meses depois de lançar música homônima. O nome também relembra o ano festivo irlandês, por conta do centenário do Easter Rising de 1916, levante em que rebeldes tomaram prédios administrativos em Dublin e declararam independência do Reino Unido.
No Merrion Square Park, os participantes encontrarão a Pride Village, com venda de comida e bebida não-alcoolica – o consumo de álcool, aliás, como sempre, está proibido nas vias públicas e não será tolerado, de acordo com a organização. A festa encerrará com aparição de Panti Bliss, famosa ativista dos direitos da comunidade LGBTQ e conhecida como “Queen of Ireland”.
Mais informações, confira o site oficial do evento aqui.