Na última semana falamos por aqui sobre como as discussões sobre cobrança de taxas pelo consumo de água estão movimentando o cenário político na Irlanda. Parte da população não aceita pagar pelo servilço, enquanto outra parte que já está sendo cobrada aguarda uma definição do novo governo, depois das eleições de fevereiro. O texto pode ser lido aqui. A novidade agora é que essa questões pode levar a novas eleições no país.
De acordo com o jornal Indenependent, a questão da cobrança por água é o mais importante assunto de discussão entre os principais partidos irlandeses, o Fianna Fail e Fine Gael. A falta de um consenso sobre quais medidas adotar levou ao ápice da crise pela formação de uma coalização que possa governar o país. Agora, mesmo um “governo de minoria” é tese descartada na Irlanda, e novas eleições poderão ser convocadas.
Para o intercambista brasileiro, a situação fica mais difícil de prever. Enquanto que por enquanto não é obrigado a pagar por água – mesmo os que se registraram e recebem cobrança, mas não pagam, não têm o abastecimento cortado -, não se sabe o que esperar. Novas eleições podem mudar o panamorama político da democracia parlamentar irlandesa.